Reorganização dos cuidados com a saúde para crianças e jovens

A concepção e organização dos cuidados com a saúde a crianças e jovens em idade escolar tem vindo a alterar-se ao longo dos anos. A reorganização mais séria ocorreu em 1999, quando foi introduzida a instituição do médico de família, que cuidava de toda a família, inclusive da criança. Isso foi para garantir a continuidade dos cuidados prestados por um médico. Naquela época, o atendimento médico e odontológico nas escolas foi abandonado.

Nos países da União Europeia, existem diferentes soluções no domínio da responsabilidade pelos cuidados com a saúde das crianças e adolescentes em idade escolar. Na Áustria e na França, essa responsabilidade é do Ministro da Educação. Reporta-se ao ministro responsável pela cuidados com a saúde na Bulgária, Croácia, Holanda, Luxemburgo, Roménia, Chipre e Malta. Por sua vez, Dinamarca, Portugal, Hungria e Reino Unido confiaram essas tarefas às autoridades locais. Em alguns países (Suécia, Espanha, Letónia e Itália), esta tarefa é coorganizada pelas autoridades locais, pelo Ministro da Educação e pelo Ministro da Cuidados com a saúde dores cronicas o que fazer. Diferentes formas de prestar esse cuidado também têm sido adotadas.

O NIK observa que o sistema de cuidados com a saúde para estudantes atualmente em funcionamento na Polônia, especialmente no campo da profilaxia, não garante a segurança da cuidados com a saúde dessa população. Isso é evidenciado pelo número crescente de crianças e adolescentes com problemas de cuidados com a saúde.